VIRGINIA AGUIAR

VIRGINA SOUZA AGUIAR
Cargo atual: PRESIDENTE
Vínculo atual: MESA DIRETORA
Desde: 01/01/2021
Nascimento: 27/02/1978
Naturalidade: COREAÚ
vir.souza12555@gmail.com

LEGISLATURA ATUAL - 2021/2024

Quantidade de 150 matérias, representando 117,19% do total das matérias
Presente em 63 sessões, representando 95,45%

Dados atualizados em: 11/04/2024

Últimas matérias vinculadas
Mais matérias vinculadas a este vereador(a)
Informações dos mandatos
Cargo Vinculo Legislatura Período
PRESIDENTE MESA DIRETORA LEGISLATURA (2021 - 2024) 01/01/2021
Filiação partidária
Período Sigla Partido
01/01/2021 PDT PARTIDO DEMOCRÁTICO TRABALHISTA

Biografia

Virgina Souza Aguiar, nasceu em 27 de fevereiro de 1978, na cidade de Coreaú, filha de Francisco Valdemir de Souza e Alderina Vaz de Aguiar, tendo como irmãos: Edileia Lima, Edesio Sitonio e Willian Jakson, professora formada pela extinta Escola Normal Nossa Senhora da Piedade, tendo cursado estudos adicionais (4º normal) formada em 1997. Lecionou no Distrito de Aroeiras as disciplinas de português, matemática e ciências no período de 1994 à 1996, tendo sido ainda professora de reforço e revendedora dos produtos da Avon e Natura.
Em 1997, conheceu seu companheiro Antonio Rufino Martins, partindo com ele para o Rio de Janeiro onde lá prestou vestibular no mesmo ano tendo sido aprovada em 20º lugar para o curso de Direito da Universidade SUAM, ingressando na faculdade em janeiro de 1998. Em 2003 formou-se no citado curso pela Universidade Estácio de Sá, sendo no mesmo ano aprovada na prova da OAB, conquistando assim sua carteira da OAB nº123.636-RJ. Em 2005 ingressa sua Pós graduação em Direito e Processo do Trabalho, no ano de 2006 concluiu seu curso com a defesa de sua tese com o tema “O assédio sexual nas relações trabalhistas”. Em 2008 chega a Cariré desta vez para fixar residência e trabalhar ao lado de seu companheiro nas eleições que seu marido saiu vitorioso tornando-se Prefeito Municipal de sua terra natal.
Em janeiro de 2009, já primeira dama do município iniciou seus trabalhos junto a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social onde ficou até 2012 tendo desenvolvido muitos projetos e fortalecendo muitos programas, destacando-se os voltados para idosos, pessoas com deficiência, crianças, adolescentes, jovens e o fortalecimento das famílias. A conquista do CRAS rural, a sede própria da secretaria, do setor do Cadastro Único e o Centro do Idoso, e ainda a aprovação de vários projetos dentre eles: os Festivais de Arte e Cultura para Deficientes, Estação Família, Projeto Pinte hoje, ajude o amanhã, Literatura em Cordel, Folha da Melhor Idade, Minha Família Faz a Diferença, entre outros.
Quando assumiu a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social a primeira atitude foi conscientizar a população que daquele momento em diante Cariré seria um “Município de Todos”, e que faria cumprir a Constituição Federal de 1988, que diz que a Assistência Social é um Direito de Todos. Pensando assim buscou desenvolver ações, serviços, projetos e programas voltados à melhoria da qualidade de vida dos carireenses.
Em fevereiro de 2009, foi eleita presidente da APAE de Cariré, cargo que ocupou até o ano de 2012, tendo mudado junto com seu companheiro a história desta instituição. Suas principais conquistas foram: 1ª) o aumento no número de alunos, em 2009 eram apenas 9 (nove) frequentando regularmente e hoje são 60 (sessenta) alunos frequentando regularmente e 12 para atendimentos; 2ª): a aquisição da sede própria; 3ª) a conquista de vários benefícios através do BPC; 4ª): construção do Auditório na sede da APAE, mas o ponto de maior relevância foi a busca e a conquista da inclusão, hoje os alunos da APAE tem a oportunidade de mostrar a população carireense o quanto são capazes apesar de suas limitações, chance que nunca tiveram antes.
Conseguiu via governo do Estado a doação de várias cadeiras de rodas e cadeiras higiênicas que foi imediatamente distribuídas ao povo de Cariré. Em 2011 foi agraciada com o troféu classe A; em 2009 e 2010 teve dois projetos reconhecidos na premiação como melhores programas e projetos de ação social do Estado do Ceará sendo eles: o “Dia da Cidadania” e o Projeto de Inclusão produtiva com a “Fábrica de Doces”.
Em 2010 teve duas práticas aprovadas no III Congresso Estadual Ceará Gestão Pública com os projetos “Click Móvel” e “Fábrica de Doces” do Município e no mesmo período fora agraciada com a Machadinha Simbólica, comenda concedida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará.
Em 2013 assume a gestão da Secretaria Municipal da Educação com o principal desafio de manter e melhorar os índices da educação do Município. Assim, desenvolveu um excelente trabalho ao lado de uma equipe comprometida e capacitada até o ano de 2016.
Em 2020, Virgina Aguiar, entra na disputa por uma vaga frente a câmara municipal de Cariré, onde obteve êxito, sendo a vereadora mais votada com 1.168 votos. Em 2021, inicia os trabalhos junto ao poder legislativo, momento em que compõe a chapa da mesa diretora, sendo eleita a Presidente da Câmara Municipal de Cariré biênio 2021-2022, além de se tornar primeira Dama do município, tendo em vista que seu esposo foi eleito prefeito para o mandado de 2021-2024.
Frente a câmara municipal de Cariré, Virgina executou um trabalho revolucionário e de excelência, em destaque: A implantação do Centro de Saúde da Mulher, Implantação de um Núcleo de Atendimento à Saúde do Homem, Implantação do Banco de Leite Humano junto ao Hospital Municipal de Cariré, Aquisição e distribuição de amplificadores de voz para as unidades da rede municipal de ensino, a serem utilizados pelos professores que atuam em salas com 10 ( dez ) ou mais alunos. Ao final de 2022, Virgina é reeleita a Presidência da Câmara Municipal de Cariré para o biênio de 2023-2024, o qual vem executando com o mesmo zelo, acompanhado de muitos projetos em prol dos munícipes.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito